Buscar
  • Andrey Santtê - Sócio Diretor do Grupo Connectare

5 dicas para não se prejudicar em eventos de network


5 dicas para não se prejudicar em eventos de network

Apesar de fazer parte, há séculos, de uma cultura evidente e usual para a maioria dos empresários bem sucedidos ao redor do mundo, o network nunca esteve em tanta evidência no Brasil como nos dias atuais. São inúmeras as possibilidades de encontros de qualquer segmento para que empresários possam se conhecer, estabelecer contatos, trocar conhecimentos, compartilhar experiências e buscar possibilidades de fechar negócios, o que é, de fato, muito importante para o desenvolvimento tanto do setor produtivo, quanto do empresário, como profissional.

Ocorre que, especialmente empresários que iniciaram recentemente o seu trajeto no mundo dos negócios ou aqueles que, muito embora já estivessem no mercado, investiram pouco em relacionamento, quando iniciam sua busca por novos parceiros, clientes e/ou fornecedores, por meio do network, acabam por sofrer alguns percalços neste trajeto, o que prejudica os resultados da sua empresa, bem como “colocam em xeque” a sua credibilidade.

Desta forma, no intuito de auxiliar os empresários a evitar tais constrangimentos, seguem cinco dicas básicas que reduzirão consideravelmente a possibilidade de te deixar em “maus lençóis”:

1 - SAIBA O SUFICIENTE A RESPEITO DA EMPRESA OU DAS PESSOAS ENVOLVIDAS NA ORGANIZAÇÃO – NÃO FAÇA PARTE DE QUALQUER GRUPO

Naturalmente pessoas se envolvem com pessoas que possuem características, pensamentos, valores, ideais, e/ou comportamentos semelhantes. Trata-se de um fator psicológico e inconsciente. Assim sendo, normalmente os participantes de um evento, em sua maioria, se sentirão à vontade em participar do encontro quando organizado por alguém que tem sua aprovação, ou seja, alguém que possua um comportamento condizente com a sua crença. A partir do momento em que você tem conhecimento a respeito dos organizadores do evento, você terá a possibilidade de decidir se é interessante para você ou não se envolver com determinado grupo. É evidente que nem todos os presentes serão pessoas com o mesmo perfil, entretanto isso reduz consideravelmente a possibilidade de ter surpresas desagradáveis.

2 - NÃO ACREDITE EM TUDO QUE TE FALAM

No mundo dos negócios resultado é sinônimo de competência e sucesso, logo, torna-se evidente que existe uma necessidade de comprovação de capacidade e desempenho para que exista alguma possibilidade de lograr êxito em um evento com este contexto. Para tanto, há uma classe de aventureiros que, na busca de comprovar sua competência, buscam uma autoafirmação para convencer do seu potencial. Quando isso acontecer questione, faça perguntas específicas sobre a gestão do negócio, metas, desafios e movimentação do setor, estrutura, tecnologias, principais clientes, currículo, posicionamento no mercado etc... Não se deixe enganar. Acredite, normalmente os bons profissionais não precisam se vender ou implorar por sua atenção.

Além disso, após o evento, é muito importante que busque mais informações a respeito das pessoas que lhe chamaram a atenção. Faça pesquisas. Procure por amigos em comum. Confira a veracidade das informações que foram coletadas. Tenha certeza de quem é a pessoa a qual você poderá, eventualmente, ligar ao seu nome ou ao da sua empresa. Seja pró ativo, porém cauteloso.

3 - PRESERVE A SUA IMAGEM

Além de conhecer novos empresários, adquirir conhecimento e vislumbrar novas possibilidades, um dos objetivos mais esperados, dentro dos eventos de network, é o de gerar visibilidade aos presentes, bem como aos seus respectivos negócios, dentro e fora do ambiente. Neste contexto é bem possível que o seu nome seja veiculado em várias ferramentas digitais determinando uma ligação, mesmo que indireta, com os realizadores do evento, assim como com qualquer outro empresário participante que divulgue fotos e informações contendo menções a seu respeito ou a respeito da sua empresa. Por esse motivo é imprescindível que se avalie até que ponto determinada exposição é interessante para você e para o seu negócio. A melhor forma de evitar situações prejudiciais, neste sentido, é realizar uma pesquisa dos participantes, com antecedência, e definir aqueles com os quais você tem interesse em ligar à sua imagem.

4 - NÃO INDIQUE O “GENTE FINA”

Nada contra pessoas consideradas “gente fina”, ocorre que isso não atesta, por si só, sua capacidade. Indicações estão diretamente ligadas à sua credibilidade, afinal de contas ninguém espera que receba uma indicação cuja comprovação de capacidade não tenha sido antes atestada por você. Qualquer indicação que se faz é como se o executor do serviço, ou o fornecedor do produto, fizesse parte da sua empresa, ou seja, é como se fosse um departamento dentro do seu negócio e, de fato, não há como desvincular. Um erro na sua indicação e pronto, você está fadado a “arranhar” a sua credibilidade. Em negócios, o seu amigo é só aquele que tem entrega e que te traz resultado.

5 - NÃO ACEITE QUALQUER INDICAÇÃO

É muito comum existir, nos bastidores dos eventos de network, parcerias de indicação para comissionamento. Isso é interessante, porém extremamente perigoso, haja vista ter uma parcela de empresários que só visam o recebimento de quantias, independente da capacidade de entrega. O “grande negócio” para estes é indicar, seja lá quem for, e receber uma porcentagem da negociação. Exatamente por isso, independente de quem lhe indicou, é prudente realizar uma pesquisa honesta a respeito da empresa ou profissional indicado, além de viabilizar uma reunião específica no intuito de conhecer melhor do negócio, bem como dos envolvidos, gerar um vínculo e alinhar as expectativas para execução. Entrar em contato com clientes ativos da carteira do indicado também é muito interessante.

Se atente para as dicas acima e evite que problemas de relacionamento interfiram no seu negócio. Não corra riscos desnecessários se envolvendo com pessoas que podem destruir, tudo o que construiu, em um “tempo recorde”.

O network é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio, então participe de eventos, conheça as pessoas certas e crie um grupo de relacionamento saudável que desenvolva todos os envolvidos, afinal de contas você também é importante para o crescimento de todos que fazem parte da sua rede.

Network sério é o network que agrega, que constrói, que desenvolve.

Sucesso nos relacionamentos e nos negócios! Andrey Santtê

Sócio Diretor do Grupo Connectare

#grupoconnectare #networkingembrasília #Networking #grupodenetworking #AndreySanttê #Brasília

54 visualizações

Avenida Pau Brasil, Lote 06, Sala 407

Edifício E-Business, Águas Claras, Brasília-DF

CEP: 71.916-500

(61) 4042-3535

Whatsapp Conectare

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira, de 08h às 18:00h.

© GRUPO CONNECTARE  •  CNPJ: 14.269.182/0001-05  •  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS  •  CRIADO POR WIN7.COM.BR